ABSTRACT

Outra importante categoria de efeitos que pode ser usada para alterar ou intensificar um sinal está relacionada com retardos e regeneração do som ao longo do tempo. Esses efeitos baseados no tempo muitas vezes adicionam uma profundidade percebida a um sinal ou mudam a maneira como percebemos o espaço tridimensional de um som gravado. Embora haja uma ampla variedade de efeitos baseados no tempo, todos eles utilizam retardos (e/ou retardos regenerado) para alcançar resultados como:

Retardos baseados no tempo ou ecos regenerados, coro e flangerQQ ReverberaçãoQQ

Retardo Um dos efeitos mais comuns utilizados na produção de áudio atual altera o parâmetro do tempo introduzindo várias formas de retardo no caminho do sinal. Criar um circuito de retardos é uma tarefa simples de realizar digitalmente. Embora haja dispositivos dedicados de retardo (muitas vezes conhecidos como linhas de retardo digital (Digital Delay Lines — DDLs) disponíveis no mercado, a maioria dos processadores de sinal multifuncionais e plug-ins relacionados com o tempo é capaz de criar esse efeito diretamente (Figura 14.33). Na sua forma básica, o retardo digital é alcançado armazenando o áudio sampleado direto na memória RAM. Depois de um período definido (em geral medido em milissegundos), o áudio sampleado pode ser lido a partir da memória para mais processamento ou entrada direta (Figura 14.34). Usando esse conceito básico, uma grande variedade de efeitos

FIGURA 14.34 Um dispositivo digital de retardo armazena áudio sampleado na memória RAM, onde ele pode ser lido em um momento posterior.